Lilypie Fourth Birthday tickers

sexta-feira, agosto 18, 2006

Ultra <> Infra

A tecnologia e a Ciência são coisas fantásticas e fascinantes. A cada dia que passa novas descobertas que nos fazem ficar deslumbrados. Imaginem que até já é possível saber o sexo da criança através de uma análise ao sangue da mãe!

Pois é, mas às vezes os passos podem ser maiores que o pé e aí as coisas podem complicar. Cada vez estão mais na moda as análises por ultrasom incluindo a fabulosa a 3 dimensões, que dá aos pais uma fotografia da cara do bebé, algo que eles não podiam esperar mais por ver.

Pois é, a técnica de ultrasons é não intrusiva, logo não pode fazer mal, certo? Ou será que pode interferir. Eu uma vez desloquei o ombro, e o tratamento que fiz consistia precisamente num tratamento por ultrasons. Obviamente as doses ou intensidades serão diferentes, mas se calhar não será algo tão inócuo assim.

Nessas coisas estou como com o Raio-X. É claro que é óptimo e super útil, mas continuam a ser exposição a radiações. Se a do Raio-X desde sempre foi tomada com a maior das cautelas, estudos recentes revelam que as técnicas de ultrasom também podem ser perigosas para o desenvolvimento cerebral do feto. Sendo assim, ultrasons, sim, mas na dose necessária, para o médico saber se está tudo a correr bem. Fotografias a 3D além do desperdício de dinheiro podem também ser perigosas.

Science continually amazes all of us. Today it is possible to find out the sex of a fetus by analysing a blood sample from the mother. What would our grandparents have said about this?

Very fashionable are also 3D ultrasound imaging of the babys to be, so that the parents can have a peek at what their child is going to look like. They cannot wait any longer, and one more ultrasound exam will not hurt, right?

Well, recent studies have shown that ultrasound may harm the fetal brain development. Of course ultrasound play a very important role for the doctor to assess if the development of the baby is according to what is expected. However, as with X-rays, maybe exposure to further doses of radiation is to be avoided.

2 comentários:

Ana Guida disse...

é engraçado poder ver o rosto do bebe mesmo antes do nascimento (quando ele deixa lol) mas realmente nao se deve abusar.

ja falta pouco pr o gd dia ;) bjns e obrigada plas dicas ;)

T disse...

Ainda por cima já li também que Portugal é um dos países em que se abusa mais das ecos...